



Um continente sofrido, mas amado; com enormes potenciais, mas explorado; com uma diversidade grande e, como se sabe, o berço da humanidade, mas onde muita gente morre de fome, de doenças graves, de miséria extrema, onde a pobreza mora e se alastra a cada dia... onde há muita corrupção, abuso de poder, pouca liberdade e democracia (falando de um modo geral), onde as mulheres sofrem muito mais com a discriminação/desigualdade com relação aos homens, onde as desigualdades sociais e económicas são abismais, enfim...
Em Coimbra houve actividades alusivas ao dia da África, comemorado antecipadamente (no dia 23 de Maio). Tal evento teve lugar no IPJ (Instituto Português da Juventude) e contou com a participação de todos os PALOP. Muita música, dança e animação, reportando a vida e a cultura africanas, com uma plateia muito animada. Em particular, gostei imenso da representação feita pelos guinienses. Estes foram espectacularmente extraordinários, quando subiram ao pequeno e improvisado palco, cantando "mindjer di panu pretu", tudo acompanhado de uma coreografia bastante particular. Cabo Verde brindou com a melodia da famosa morna e o ritmo quente do batuque; de Angola, tivemos músicas e danças tradicionais e até de "kuduro"; S. Tomé e Príncipe proporcionou momentos quentes com a "puita" (dança típica); e Moçambique trouxe-nos a linda voz da Crechula, com lindas músicas cantadas no seu dialeto.

No recentemente criado Município de Santa Catarina do Fogo, o quadro resumo é o seguinte:






Vencendo a primária de Oregon, na próxima terça, Obama, com pouco mais de dois anos de experiência no Senado americano, sobrenome muçulmano e de pele negra, tornar-se-á no candidato dos democratas à eleição americana de 2008, depois de ter desafiado uma das famílias políticas mais poderosas dos EUA. Poderá, como está previsto, acumular 1627 delegados eleitos, o que, embora não corresponda ao mínimo (2025, incluindo superdelegados), representa a maioria dos delegados considerados fundamentais para derrotar a sua adversária Hillary Clinton.
Do lado democrata, caso ganhem as eleições, de qualquer das formas, farão história, pois será eleito presidente um descendente negro, ou então uma mulher. Mas será que, mesmo que Obama ganhe as primárias, terá chances de se tornar no primeiro presidente negro daquele poderoso país, com opções republicanas?
Na ilha do Fogo foi necessário que, no último dia, chegasse o Corpo de Intervenção para assegurar a normalidade no processo.
emos mudança em S.Filipe? Teremos novas caras na CM e AM?


Oh! Falta-me aqui referir às senhoras professoras, mas elas deviam estar na claque a aplaudir e gritar. LOL!

