terça-feira, maio 13, 2008

Associação Luzabril

A localidade de Luzia Nunes (LN), bem como as circunvizinhas Forno, Alfarrobeira e Penteada, dispõem de uma associação para o desenvolvimento comunitário, sediada em LN, de muito valor para as suas populações. A associação Luzabril é uma associação que nasceu formalmente há muito tempo (sensivelmente 8 a 10 anos) e que tem vindo a colmatar uma série de dificuldades, principalmente a nível de pequenos empregos temporários para os jovens, nas zonas supracitadas. Ela tem muitos sócios activos que pagam cotas mensais simbólicas para uma secção funerária, estas que depois revertem a seu próprio favor quando do falecimento de familiares, por exemplo. Ultimamente, estando filiada na Organização das Associações do Fogo (OAF), tem tido muitos financiamentos directos para a realização de certas obras. Também trabalha em parceria com o Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza que tem sido de suma relevância para toda a ilha - e não só!
Lembro-me perfeitamente que quando do surgimento da associação e por um bom tempo, os residentes teciam muitas críticas, porque achavam que não se fazia nada de jeito e que as cotas eram, de alguma forma que nunca entendi bem, mal aproveitadas. Também fiz parte de Luzabril (e até a presidi por um mês e pouco) antes de me ter ausentado da ilha e pude constatar que realmente gerir uma associação e andar nas burocracias todas para conseguir apoios e financiamentos não é, de maneira nenhuma, tarefa fácil. Naquela altura não havia remunerações para o presidente e outros órgãos, mas trabalhava-se, na mesma com algum entusiasmo. Entretanto resultados palpáveis surgiram bem depois, quando começaram a ter muitos financiamentos de projectos aliciantes a nível local. Fui lá duas vezes de férias e pude ver o brilhante trabalho realizado pela associação Luzabril, criada para ser de todos e para todos em LN e redondezas. Fiquei muito contente com as realizações conseguidas e com a ousadia do pessoal que está à frente daquilo tudo. Fizeram, naturalmente tendo financiamentos importantes, "arruamentos", melhoraram as condições das estradas, fizeram um polivalente (ainda por concluir, no que toca a um edifício projectado para albergar a sede de Luzabril), fizeram cisternas para muita gente necessitada e muito mais realizações que agora não me vêm à memória. Obviamente a concretização destes projectos todos gerou muito emprego para os jovens e adultos das localidades que contam com a cobertura do trabalho da associação. Uma pena que eu não tenha fotos para apresentar sobre isto tudo a que me referi, mas posso apresentar, em compensação, umas fotos (de má qualidade) do Google Earth que dão uma ideia básica de como é, parcialmente, LN, a minha amada e indelével terrinha natal, agora neste momento presente, depois de uns tantos anos da minha ausência (física só, pois tudo o que vivo, penso e exprimo é LN).

Sem comentários: