quinta-feira, abril 17, 2008

Tempos do Liceu em S. Filipe

Foram maravilhosos os anos em que estudei no Liceu de São Filipe na Ilha do Fogo. Aquele espaço é digno de muito amor e muita dedicação da parte de todos quantos lá estudaram mesmo que não tivessem lá concluído os estudos secundários. Eu sou um caso destes, mas ainda trago na memória as boas recordações daquele que, na minha opinião, é um dos grandes liceus do país e por onde muitos passaram rumo ao sucesso. Tive lá colegas extraordinários, conheci lá pessoas interessantes, arranjei lá amigos para a vida e travei conhecimentos que até hoje só me fazem alegrar-me no facto de lá ter estudado e ter partilhado muito da minha vida com uma malta porreira e com aquele pessoal todo espectacular que lá andou.
Nomes indeléveis estão na lista dos grandes amigos daquela época: Faustino de Ponta Verde (que anda este gajo a fazer?!); Nuno de Vivico de Brandão (aquele grande abraço!); Alector (Lek) de monte Grande (meu grande amigo com quem ainda tenho grandes contactos. Aquele abraço de sempre!); João Evandro de S. Jorge;Ilizeu e Djedjin de LN; Lúcio (Mito) dos Mosteiros; outro Mito, também dos Mosteiros; Edson de LN (mi e bu fan!); Francisca de Penteada (menina quieta e prendada); Janice de LN; Anita de LN; Anita de Cabeça do Monte; Paula Alexandra de Monte Grande; Sony (Homi Bedju) de Fonte Aleixo Sul; Patrícia de Chã das Caldeiras, e muitos... muitos outros perdidos nas muitas páginas da minha pouco fotográfica memória.
Os professores - uns intransigentes, outros bem relaxados; uns mais p'ro sério, outros nem por isso! - faziam bem o que lhes competia fazer: preparar os alunos para um futuro que reflectisse a passagem por um liceu digno do nome. Eu, pessoalmente, quis concluir os estudos na Capital e assim o fiz. Contudo, nunca me esqueci daquela escola que me deu bases importantes para tudo o mais na vida; onde tive grandes amigos e amigas, bons professores, bons companheiros de luta, pessoas cultas, batalhadoras e que sabiam, na grande maioria, o que queriam do futuro.
Eu sempre tive presente aquele período de labor nos estudos e de muita "cabeça dura". Tenho até um poema que escrevi em tempos, no qual revelava um pouco da saudade e de tudo o mais que me vinha na alma quando - e isto acontecia com frequência - fazia uma análise retrospectiva que culminava nos meus felizes e inesquecíveis anos do liceu de São Filipe:

Anos do Liceu

Guardo no peito e na memória
Aqueles benignos anos do liceu!
Anos que o tempo não desvaneceu,
Longos anos que trariam a glória!

Anos felizes que fizeram história;

Ah! Aqueles maravilhosos anos do Céu,
De árduo estudo, sincera amizade e kretxêu;
De preparação para posterior vitória.

Aqueles anos juvenis…quando os recordo,
Com os pensamentos d’agora pouco concordo…
Ah! Daqueles benditos anos nunca me esqueço!

Pelo que eternamente estarei ufano
Por ter, de entre eles, desfrutado cada ano,
Com cujas lembranças agora me fortaleço.

8 comentários:

Oscar N. Gomes disse...

Bons anus kes pasadu na Liseu di Bila. Te inda N ta lenbra mo ki N pasa sabi pra la i kabidal ki N tevi ki da pra la.

Sen papia di polivanti di Bila la na ladu senpri movimentadu, pelu menus na kel tenpu.

Anónimo disse...

Omi dja nho dixam ku agu ta baza dodjo. Nos du foi kel gerasaun de oro de Liceu de San Filipe.

Kel tempo era sabi apesar de dificuldadi, du ta baba à pés ma sabi nós bida.

Kel abrasau, tamanho de burkan de fogo.

Alector (Lek).

FFS disse...

Pois é! Tenpus idus ki ka ta volta mas, ma tenpu ki nu ta karrega na pensamentu pa tudu bida.
Sodadi kel tenpu en ki preokupasaun era poku y tudu era ben diferenti.
Abrasu bro's!

Anónimo disse...

Bons tempo, credo nos querido Liceu, ami é di kel tempo mas calmo, mas mesmo assim ka deixa de ser especil, sodadi... kel aula ki no ta panca pa baba kel fonte bila basico, ou pa djuga kel bola na polivalente, ou sera ki sodadi é di kel saida de aula pa fika sintado riba paredi frente polivalente pa odja kes pikenas, hehehe enfim sodadi de tudo e de cada momento vivido dento de kel liceu la...

Abraço galera
Patrick(LN)

Anónimo disse...

É verdade nha manu. Nós licéu preparanu pa du ka faze nôs ilha passa brigonha na strangeru. Há dias n'bai la da um fala pa kel rapaziada ki sta pensa bem studa na strangeru, dás qês dikas sobre kusas ki sta speraz pra li. Sodadi nôs tempu ka ta kaba, mas, graças a Deus, nôs du ta sinti sodadi só di kuzas ki foi bom pa nôs. Kel abrasu.
Eliezer Monteiro - Rio de Janeiro

jorge disse...

fogo na korasom, sodade de liceu, um ta lembra mto bem de kusas k djan passa la.sodade tcheo d tdos os professores, alunos, em geral...

Dilson disse...

É verdade! Em poucas palavras conseguiste descrever o que é a realidade do Liceu de São Filipe, por onde passamos, donde guardamos grandes e felizes recordações e que graças a este local de ensino, hoje conseguimos alcançar muitas realizações, objectivos e vitórias na vida, como estudantes e como pessoas.
Penso que hoje muitas coisas já mudaram, pois já se passaram alguns anos. Algumas coisas para melhor e outras que nem por isso, mas o que fica é uma recordação daquele lugar que fez parte da nossa vida e continua a escrever história na vida de muita gente.

Parabéns pelo blogue!
Abração colega!

Anónimo disse...

Mi tb ta trazen txeu recordação... du foi de kes primeiro (logo na Abertura)
Di Brava nos era 2 (Mi e João Paulo).-

Carlos Aires - Beto/Djabraba