segunda-feira, março 31, 2008

Dia da Mentira

Amanhã, dia 1 de Abril, é Dia da Mentira. Tal facto é levado muito em conta, particularmente no ocidente, e todo o mundo fica atento para que ninguém lhe pregue "partidas", peças estas que até parecem convincentes, podendo ser divulgadas pela comunicação social. Mas que explicações há para este dia se ter tornado no Dia da Mentira ou Dia dos Tolos, April Fool's Day (em países de língua inglesa), pesce d'aprile (Itália) e poisson d'avril (em França), significando, literalmente, "peixe de Abril"?
Bem, reza a história que a brincadeira terá surgido na França: desde o começo do século XVI o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera e as festas prolongavam-se por uma semana, terminando no dia 1 de Abril. Com a adopção do calendário gregoriano, em 1564, o rei francês da época, Carlos IX, decretou que o ano novo passaria a ser comemorado no dia 1 de Janeiro. Contudo, alguns franceses, resistindo à alteração da data, continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria a 1 de Abril. Outras pessoas ridicularizaram os supostos antiquados, enviando-lhes convites para festas que não existiam na verdade e também presentes estranhos. Esta brincadeira ficou conhecida como plaisanteries.
Um dos mitos - ou supertição - diz, por exemplo, que o matrimónio no Dia da Mentira não é uma boa ideia e que um homem que se case nessa data será para sempre controlado pela esposa. Também se diz que aquele que for enganado por uma menina linda será recompensado com o matrimónio, ou pelo menos com a sua amizade; enfim...
Citem-se algumas peças que ficaram famosas:
  • Kremvax: uma das primeiras peças pregadas na internet no Dia da Mentira.
  • Ilha de San Serriffe: O jornal britânico The Guardian publicou um suplemento em que mencionava esta ilha ficcional. O nome da ilha vem de "sans-serif", uma família de tipos tipográficos.
  • Plantação de esparguete: O canal de televisão BBC no programa Panorama apresentou em 1957 uma reportagem falsa sobre árvores de esparguete. Muitas pessoas interessaram-se em plantar árvores de esparguete nas suas propriedades.
Ora, em CV também se brinca com o dia da mentira e cada um improvisa a seu bel-prazer, umas "mentirinhas" simples e outras mais "cabeludas". Ainda me recordo de um ano em que foi passada na rádio a notícia de que havia um meteoro que se ia embater na terra e que, à velocidade que se aproximava do planeta, ia ser o fim do mundo. Muitas outras peças são divulgadas e perpetradas, mas tudo não passa de dar continuidade aos costumes do dia primeiro de Abril, como uma tradição anual e uma brincadeira normal.
Deve-se imaginar que o advento da Internet serviu para facilitar a vida dos traquinas na matéria do Dia da Mentira. Portanto, prestemos todos atenção àquilo que nos pode surgir à frente, por esta via ou outras, para que não caiamos na conversa de chacha das pessoas que nos queiram fazer passar pelos parvos/tolos do dia.


3 comentários:

Anónimo disse...

Nho sta skrebedor Filipe. Alta kualidade. Artigos qi nho skrebê na kriolo tudo foi excelenti. Nho kontinua ta brindanu ku kes textus excelentis la. Du ta agradicê nho.
Eliezer, Rio de Janeiro. Kel abraçu

Oscar N. Gomes disse...

Djobe si bu ka sta konta mintida ku kel post li. Hehhehe.
Kel abrasu la.

FFS disse...

Ami ê omi seriu man!
Mintida ta kontadu ku siguransa: si mi N sta konta internet també sta. LOL!
Abrasaun!